Maceió, 26 de Março de 2019
Destaques / Cartório de Registro Civil inicia em Março projeto piloto de selo digital
Cartório de Registro Civil inicia em Março projeto piloto de selo digital
Compartilhe

Nesta segunda-feira (18) uma reunião na Corregedoria-Geral de Justiça definiu os últimos detalhes do projeto piloto para a implantação do selo digital. Três serventias extrajudiciais foram escolhidas para este experimento que inicia no próximo mês.

O encontro foi coordenado pelo corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, e a juíza presidente da comissão responsável pelo aperfeiçoamento das atividades extrajudiciais de Alagoas, Lorena Sotto-Mayor.

O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) de Alagoas, Cleomadson Abreu, esteve presente e ressaltou a importância da modernização no serviço extrajudicial.

“Esta mudança é fundamental para agilizar e melhorar o desempenho dos cartórios, consequentemente beneficiando a população”, disse.

Na reunião foram discutidos os últimos critérios a serem adotados pelos órgãos envolvidos, para que as unidades recebam a visita dos representantes da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), do Tribunal de Justiça.

Inicialmente, será feita a integração dos sistemas para atender às necessidades do projeto. A expectativa é que até o mês de maio a tecnologia seja efetivada nas três unidades extrajudiciais.

“A ideia é a gente estar, até o final do ano, com todos os cartórios do Estado funcionando nesse modelo. Nosso interesse maior é melhorar os serviços que nós estamos prestando à sociedade”, ressaltou o corregedor.

A intenção é aperfeiçoar a ferramenta para que atenda às necessidades dos cartórios do Estado. De início, três serventias extrajudiciais farão parte do projeto: o 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas, o 1º Tabelionato de Notas e Protestos e o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais – 1º Distrito.

No dia 1º de fevereiro, o corregedor publicou a Portaria nº 194, com o objetivo de criar o projeto-piloto para a implantação do Selo Digital QR Code em Alagoas.

 

Por: Arpen Alagoas

Parceiros