Maceió, 23 de Abril de 2019
Destaques / Registradores Civis participam de palestra sobre fraudes no INSS
Registradores Civis participam de palestra sobre fraudes no INSS
Compartilhe

A Corregedoria Geral de Justiça de Alagoas (CGJAL) em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen) promoveu nesta segunda-feira (25), uma palestra sobre o Provimento Provimento nº 8, de 12 de março de 2019 que trata da comunicação entre os cartórios e o INSS para evitar fraudes.

O encontro ocorreu na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), ministrada pelo procurador federal e coordenador de assuntos estratégicos da PFE/INSS, Rodrigo Bezerra Dowsley, e pela analista de Seguro Social, Tatiana Silva Barbosa. 

O procurador ressaltou que no país existem mais de 35 milhões de beneficiários e a dificuldade consiste na atualização dessas pessoas. “Em Pernambuco, onde o sistema já existe foi constatada uma economia de 80% nos cofres públicos”.

Ele ressaltou que as fraudes ainda são muitas, principalmente em relação a óbitos e que o serviço do registrador civil é importante no combate a esse tipo de ação. “A comunicação diária dos cartórios com facilitará não somente o INSS, mas outros órgãos que precisam dessas atualizações”.

Tatiana explanou de forma prática como os registradores podem encaminhar as informações através do Sistema Nacional de Informações (SIRC). “Com apenas dois cliques as informações são enviadas”.

O corregedor-geral da Justiça, Fernando Tourinho, falou da satisfação em reunir os registradores. “Tivemos uma quantidade significativa de registradores, e queremos fazer mais momentos como este de formação e integração com a Arpen”.

O presidente da Arpen Alagoas, Cleomadson Abreu, também falou sobre o assunto. “Desde quando assumiu a corregedoria, o desembargador chamou a associação para uma conversa, e estamos aqui para sermos parceiros da corregedoria”.

Foto: Itawi Albuquerque

Por: Arpen Alagoas

Parceiros