Maceió, 17 de Julho de 2019
Destaques / Implantação do Selo Digital nos cartórios de Registro Civil inicia este mês
Implantação do Selo Digital nos cartórios de Registro Civil inicia este mês
Compartilhe

Registradores Civis participaram nesta quarta-feira (12) de uma reunião promovida pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) que teve como objetivo de apresentar as demandas da Corregedoria e a implantação do Selo Digital nos cartórios.
 
Cleomadson Abreu, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL), destacou a segurança jurídica que o processo digital traz. "A reunião foi positiva e de relevância social para a sociedade e para os cartórios, que terão como garantia a uniformização de serviços".
 
Ele ainda destacou a parceria entre a Arpen Alagoas e a CGJ. "Estamos articulando as capacitações para os funcionários dos cartórios que trabalham diretamente com esse sistema. Além disso, a equipe de TI da associação já estava em contato com o Tribunal de Justiça e estamos em processo adiantado para a implantação do selo".
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, aproveitou a oportunidade para agradecer aos cartórios de Registro Civil do 1º e 4º Distrito da Capital que foram as encubadoras para o projeto de implantação do Selo Digital. "Gostaria de destacar o de Ipioca, onde se mostraram muito solícitos aos pedidos que fazíamos".
 
Tourinho reforçou o desejo de estreitar laços com os registradores. "O papel da Corregedoria é orientativo. E estou aberto ao diálogo".
 
Ele priorizou temas que deseja tratar com os registradores, como a criação das ouvidorias na Arpen e na Anoreg, oferta de cursos e qualificações e a prestação de contas dos cartórios, determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Foto: Anderson Moreira

Por: Arpen Alagoas

Parceiros