Olá! Seja Bem Vindo!

Maceió, 16 de Junho de 2021

Noticias Arpen Alagoas completa 20 anos de prestação de serviço à população e fortalecimento da classe dos registradores civis

Arpen Alagoas completa 20 anos de prestação de serviço à população e fortalecimento da classe dos registradores civis

Em dezembro de 2021, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL) completa 20 anos de existência. A entidade representa a classe dos oficiais do Registro Civil, que atende a toda sociedade alagoana.

Ao longo desses 20 anos uma das primeiras providências da diretoria da associação, ao assumir o mandato foi o de procurar um local para a instalação da nossa sede, que aconteceu em 04 de julho de 2004, climatizada e informatizada, com um auditório e todo mobiliado para atender a qualquer momento os seus associados. Sendo a sua localização, no bairro Centro da capital alagoana.

A Arpen-AL dá suporte tanto na parte funcional como na parte jurídica e em todas as esferas. Ela nunca deixa de estar ao lado dos colegas em momento algum. Uma prova disso são os cursos de capacitação oferecidos, promover encontros e participar de congressos e fóruns.

Neste ano em que comemora bodas de porcelana de existência, a associação ganhará uma nova sede, totalmente reformada, maior e que terá a missão de acolher da melhor forma seus associados ou qualquer cidadão que solicita os seus serviços. A Arpen-AL já funciona no novo local, mas até o mês de agosto o prédio estará totalmente pronto.

lembrar que durante todos esses anos, a diretoria sempre foi eleita por aclamação dos associados, sem nenhuma outra chapa concorrente, mostrando a credibilidade e a confiança cultivada ao longo do tempo.

A associação sempre defendeu em Brasília, na Corregedoria-Geral de Justiça de Alagoas (CGJ-AL) e no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), os interesses da categoria, uma vez que existem Associados que estão há mais de vinte anos realizando esses trabalhos.

“Ao longo desses 20 anos, a associação traçou um caminho que acreditamos ser o mais correto para a categoria. Não queremos medir forças para saber quem pode mais ou menos. Somos fortes porque estamos coesos, e não há dentro de nossa classe, sentimentos de competitividade nem de falso coleguismo. Temos o pensamento voltado para o grupo e para o bem da sociedade alagoana”, disse o presidente da associação, Cleomadson Abreu.

Outro importante canal de comunicação, para divulgar as suas ações e se comunicar com os seus associados, foi a criação do site que neste ano de aniversário está passando por uma reformulação, se tornando mais moderno e prático.

A entidade também está presente nas redes sociais, canal de comunicação mais utilizado na atualidade entre as pessoas. É mais um instrumento de aproximação entre a Arpen-AL, os associados e a população em geral.

“Procuramos apresentar propostas para solucionar os problemas, batalhando para que sejamos mais reconhecidos pelo importante trabalho que realizamos para a população no Estado de Alagoas”, colocou o presidente.

A associação procura estar sempre engajada com projetos que possam acrescentar saldos positivos nesses 20 anos de existência. “São oportunidades que temos de realizar com toda excelência os nossos serviços para a população”.

Articulou junto à Superintendência da Receita Federal em Alagoas a emissão do CPF junto ao Registro de Nascimento em 2017 após publicação do provimento 63 do CNJ.

Junto ao Governo do Estado, a Arpen-AL está presente em projetos sociais na emissão de certidões de nascimento e casamento para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com a população LGBTQIA+ orienta pessoas trans sobre alteração de nome e gênero, além do apoio e realização das uniões civis homoafetivas.

Os registradores civis também contam com uma carteira de identidade da classe. A associação firmou convênios com diversas empresas, onde os registradores têm direito a descontos nos serviços ofertados.

Nos encontros nacionais do Registro Civil, Conarci, Alagoas sempre foi a maior delegação, marcando presença e participando dos momentos importantes.

Durante a pandemia, a Arpen-AL distribuiu gratuitamente remessas de papel de segurança para a emissão das certidões, orientou os registradores sobre os protocolos de saúde para atendimento ao público, e a realização de casamentos por videoconferência.

“Nesses 20 anos, queremos agradecer a presença de cada um, que foi imprescindível para que, dessa forma pudéssemos mostrar a união e a força que temos juntos. E sempre juntos, nós conseguimos alcançar o nosso êxito com o grande número dos colegas da capital e do interior, que sempre se fizeram presentes”, expressou Cleomadson.

No cartório de Registro Civil, o cidadão realiza os principais atos de cidadania da vida de uma pessoa tais como: o Registro Civil, casamento e óbito. Além desses serviços são realizados pelos Oficiais de Registro Civil a prática dos atos de adoção, conversão de união estável em casamento, traslados de registro de brasileiros feitos no exterior, registro de emancipações, interdições e sentenças de ausências, entre outros.

Em Alagoas, os oficiais, têm ainda a competência para os atos de reconhecimento de firma, autenticação de cópias, lavraturas de procurações e escrituras.

© 2021 - ARPEN Alagoas
Todos os direitos reservados.