A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL) celebrou nesta sexta-feira, 1º de dezembro, 22 anos de fundação. As comemorações foram marcadas pela entrega da Comenda Registrador Civil, que teve como homenageados o presidente do Tribunal de Justiça, o Desembargador Fernando Tourinho, e o vice-presidente, Desembargador Orlando Rocha.
O evento aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) e contou com a presença de registradores civis de diversas partes do estado, autoridades do Judiciário e da sociedade alagoana.
"O objetivo desta comenda é homenagear personalidades que sempre estiveram presentes na vida do Registro Civil alagoano. Escolher os Desembargadores Tourinho e Orlando Rocha é celebrar o vínculo de amizade e comprometimento que a Arpen Alagoas sempre teve com Judiciário do Estado", disse o presidente da associação, Roberto Wagner Falcão.
A Comenda recebeu o nome do ex-presidente da associação, Cleomadson Abreu Figueiredo Barbosa, falecido em agosto de 2021 em decorrência de um câncer. Ele era registrador civil do Cartório do Registro Civil de Nascimento e Óbitos do 1º Distrito da Capital e comandou a Arpen em Alagoas desde 2002.
“Cleo tinha como característica sua coragem, ser aguerrido e leal. Assumi a presidência da associação, seguindo as suas pegadas”, completou o presidente.
O vice-presidente Orlando Rocha também reconheceu o trabalho de Cleomadson Abreu, destacado líder de uma entidade "que é entrada para o exercício pleno da cidadania", em todos os municípios alagoanos. "A cidadania começa pelo registro de nascimento", afirmou Orlando.
Ele relembrou a importância política de Cleomadson para a Arpen em todo o Brasil. "Muitas vezes, ia ao Congresso Nacional dialogar com parlamentares sobre os pleitos da categoria", afirmou, enfatizando o seu "sacerdócio" para com as demandas relacionadas a registro civil.
Para o presidente do TJ-AL, desembargador Fernando Tourinho, o registro civil brasileiro deve muito a Cleomadson, "Ele contribuiu para que a Arpen tivesse respeito nacional, liderando a categoria em todo o Brasil” e completou: "Dedico esta homenagem a todos os integrantes do Judiciário de Alagoas".
A homenagem Fernando Tourinho e Orlando Rocha – motivada pela contribuição dos desembargadores à questão do registro civil em Alagoas - foi proposta à presidência da Arpen/Alagoas pelo também registrador João Vitor Gameleira, filho de Cleomadson.
“Quanto tive a iniciativa de propor a criação desse comenda em nome dele, eu o fiz acreditando que não poderíamos encerrar este ciclo que está tão próximo de ser encerrado, sem fazer essa homenagem a pessoas que tanto fizeram pelo RCPN alagoano”, disse o jovem.
E finalizou: “Como todos sabem, os
registradores civis diariamente registram nascimento, casamento e óbito,
estando junto da população nos melhores e piores momentos da vida do
indivíduo, mas hoje o registrador civil de Alagoas está registrando a
sua gratidão”.