Durante assembleia virtual na tarde desta terça-feira (27), os membros da Associação dos Registradores Naturais de Alagoas (Arpen) reconduziram Cleomadson Abreu à presidência da entidade para o quadriênio 2021-2024.
O presidente eleito garantiu a continuidade dos serviços ofertados aos associados, assim como a luta pela classe dos registradores civis. “Agradeço a confiança depositada mais uma vez e lutaremos com afinco por essa classe tão corajosa. Tenho carinho especial por cada um que está aqui. Foi um ano em que perdemos registradores para essa pandemia, e devemos honrar suas vidas, fazendo essa associação cada vez mais forte”.
“ Hoje temos um Registro Civil reconhecido como uma entidade de representatividade, respeitada em todas as esferas do Poder”, completou o discurso de agradecimento.
Na oportunidade, a registradora civil Sirley Nascimento, agradeceu o trabalho da associação. “Fazem o possível e impossível para nós. E você [Cleomadson] nunca desistiu, mesmo diante das circunstâncias”.
Wagner Falcão, eleito primeiro vice-presidente destacou que a nova caminhada precisará da ajuda de todos. “Somos a grande família dos registradores civis e teremos muito trabalho pela frente”.
Maria Rosinete, como segunda vice-presidente também se colocou à disposição dos colegas e até sugeriu uma forma de comunicação. “Podemos colocar uma caixinha de sugestões e vocês podem colocar a opinião de vocês, e assim construirmos a associação para bem de todos”.
A diretoria é completada com João Eudes, como 1°secretário; Rosineide Maria, como 2°secretária; Denisson Mastrianni, como 1°tesoureiro, e Welligton Cassiano, como 2°secreário.
Fortalecimento do Registro Civil
Desde que assumiu a presidência da Arpen Alagoas, Cleomadson Abreu, estreitou os laços com o Tribunal de Justiça do Estado e com outras entidades.
Articulou junto à Superintendência da Receita Federal em Alagoas a emissão do CPF junto ao Registro de Nascimento em 2017 após publicação do provimento 63 do CNJ.
Junto ao Governo do Estado, a Arpen-AL está presente em projetos sociais na emissão de certidões de nascimento e casamento para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com a população LGBTQIA+ orienta pessoas trans sobre alteração de nome e gênero, além do apoio e realização das uniões civis homoafetivas.
Os registradores civis também contam com uma carteira de identidade da classe.
A associação também firmou convênios com diversas empresas, onde os registradores têm direito a descontos nos serviços ofertados.
Nos encontros nacionais do Registro Civil, Conarci, Alagoas sempre foi a maior delegação, marcando presença e participando dos momentos importantes.
Durante a pandemia, a Arpen-AL distribuiu gratuitamente remessas de papel de segurança para a emissão das certidões, orientou os registradores sobre os protocolos de saúde para atendimento ao público, e a realização de casamentos por videoconferência.