Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (02), a diretoria da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e os presidentes das Arpens estaduais discutiram os assuntos relevantes da categoria. Dentre os tópicos abordados, destacaram-se a atualização referente às matérias legislativas em tramitação, a implantação do Operador Nacional do Registro Civil, o andamento dos convênios em processos avançados e as orientações gerais do Conarci 2023.
No encontro, realizado de forma virtual, também foi abordada a importância da Cartilha sobre os Provimentos 141 e 146 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que já estão em fase de revisão. Essas diretrizes são fundamentais para uniformizar os procedimentos e garantir a qualidade dos serviços prestados pelos registros civis em todo o país.
A reunião encerrou-se com uma discussão sobre a participação dos registrados no Conarci Acadêmico, ressaltando a importância de estimular pesquisas e estudos acadêmicos na área, buscando sempre aprimorar os serviços prestados e garantir a cidadania plena aos brasileiros.