Olá! Seja Bem Vindo!

Maceió, 21 de Novembro de 2024

Noticias Nova lei: 39 alagoanos conseguiram mudar de nome em Alagoas direto no cartório

Nova lei: 39 alagoanos conseguiram mudar de nome em Alagoas direto no cartório

Foram 39 alagoanos que recorreram a uma lei federal recentemente aprovada pela Câmara e pelo Senado e sancionada pela Presidência da República que tornou a troca de prenome e sobrenome mais simples, rápida e barata, direto nos cartórios de Registro Civil.

A nova lei entrou em vigor em junho. Até então, era necessário contratar advogado, recorrer aos tribunais, apresentar uma justificativa plausível e aguardar a decisão do juiz — que poderia, no fim, não autorizar a mudança de nome.

Agora, basta apresentar o pedido diretamente a qualquer um dos 135 cartórios de registro civil em Alagoas. É preciso ter pelo menos 18 anos e pagar uma taxa.

De acordo com um levantamento nacional feito pela Associação dos Registadores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen Brasil) a pedido da Agência Senado, graças à nova lei, perto de cinco mil brasileiros recorreram aos cartórios nos últimos seis meses para mudar o prenome — o que dá, em média, 30 alterações por dia. A entidade não tem o número de pessoas que alteraram o sobrenome.

Antes da lei, a mudança só era menos burocrática para pessoas cujo nome provocasse constrangimento ou contivesse erro de grafia, para vítimas e testemunhas de crimes que precisassem iniciar uma nova vida sem serem localizadas e para indivíduos que quisessem adotar oficialmente um apelido notório. Nessas situações específicas, os juízes costumavam liberar a troca sem maiores dificuldades.

© 2024 - ARPEN Alagoas
Todos os direitos reservados.